Segundo a portaria 3.523 do Ministério da Saúde, é obrigatória a limpeza de filtros e dutos de ar condicionado, no mínimo uma vez por ano. A limpeza evita o aparecimento de doenças e economiza energia.

Segundo a portaria 3.523 do Ministério da Saúde, é obrigatória a limpeza de filtros e dutos de ar condicionado, no mínimo uma vez por ano. É recomendada a contratação de profissionais capacitados para a realização correta do procedimento.

O ar poluído com fungos e bactérias, acarreta vários problemas respiratórios e poderiam ser evitados com a manutenção apropriada dos aparelhos de ar condicionado. O mesmo vale para a sua casa, trabalho, carros e outros locais que possuam condicionadores de ar.

Os profissionais contratados precisam ser habilitados pelo CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia.

A Inovar recomenda que no mínimo uma vez por ano, seu aparelho seja removido para a desmontagem, limpeza total e lubrificação. Além de prevenir doenças do trato respiratório, ainda aumenta a vida útil do seu aparelho. Se não houver esse cuidado, o conserto pode sair mais caro que a manutenção anual.

Em ambientes com grande circulação de pessoas, como os empresariais, a limpeza de dutos e ar precisa ser feita no mínimo de seis em seis meses.

Outro fator para realizar a limpeza no tempo certo, é que o aparelho tem o seu pleno funcionamento e economiza mais energia.

Consequências da Falta de Manutenção

A falta da limpeza causa o acúmulo de fungos, poeira, ácaros e bactérias dentro dos aparelhos de ar, e ao ser ligado, todas essas impureza se espalham pelo ar e entram nas vias respiratórias, causando vários problemas, entre eles: Pneumonia, Rinite, Asma, Bronquite, etc.

Além de limpar, é preciso substituir os filtros periodicamente.

Compartilhe