Blog

Ar condicionado em excesso pode fazer mal a saúde

O contato excessivo com o ar frio e seco dos aparelhos de ar condicionado pode provocar o ressecamento da mucosa das vias aéreas, dificultando a capacidade que ela tem de impedir a entrada de vírus e bactérias no organismo.

O grande calor registrado em diferentes partes do país, faz com que muitas pessoas optem por permanecer com o ar condicionado ligado em casa ou no trabalho. No entanto, apesar de proporcionar um clima agradável, o uso excessivo do aparelho de ar pode prejudicar a saúde.

Atualmente, o ar condicionado é um importante fator relacionado às doenças respiratórias. Essa exposição excessiva ao ar condicionado pode aumentar as chances de se pegar um resfriado, decorrente da proliferação de microrganismos no ambiente. Pessoas com problemas de doenças respiratórias, como rinite, asma, entre outras, são ainda mais sensíveis e devem evitar a exposição prolongada.

Para evitar esses tipos de problema, o ideal é ajustar a temperatura do ar entre 21ºC e 23ºC. É possível manter uma temperatura agradável sem causar danos à saúde.

Outra forma de reduzir os efeitos nocivos do ar condicionado é mantê-lo sempre limpo. É muito importante fazer a manutenção do aparelho periodicamente para evitar a proliferação de vírus e bactérias.

Para minimizar os efeitos do ressecamento nasal provocado pelo ar frio, uma boa hidratação é muito importante. Beber água regularmente e gotejar soro fisiológico para umidificar as narinas já contribui para a normalização do grau de umidade na parte interna do nariz.